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Conheça o seu cliente e tenha sucesso no seu negócio

Quer saber como encontrar o seu cliente e dominar as informações que determinam sua necessidade de consumo? Não existe segredo e nunca é demais repetir: para conhecer os desejos e necessidades do seu público é preciso dialogar com ele. O cliente é quem determina diretamente o sucesso da sua empresa, não apenas comprando o seu produto ou serviço, mas sendo fiel ao seu negócio, retornando para novas compras e falando sobre a experiência dele com você.

Separe um tempo para perguntar mais sobre os valores e opiniões dos seus clientes. Não se esqueça de anotar todas as respostas e ir aperfeiçoando as perguntas. Se possível, faça pequenas entrevistas com eles para cada vez mais entender quais os pontos você pode se aperfeiçoar. A velha caixinha de sugestões pode parecer clichê, porém, ela é muito útil. É de extrema importância deixar canais de comunicação variados em aberto com o seu cliente. Não apenas para receber o feedback, mas também para gerar no seu cliente uma sensação de pertencimento.

Essas informações vão melhorar seu conhecimento sobre o mercado, além de facilitar a criação de uma proposta de valor para o seu negócio e possibilitar não só uma relação comercial de sucesso com o seu público-alvo, mas também aproximar o seu cliente da sua marca, podendo até transformá-lo em um grande admirador dela.

Segmentar um mercado é escolher cuidadosamente quais são os consumidores que você quer atingir, conhecer profundamente os públicos que interessam, dividir esse público com perfeição e direcionar corretamente suas vendas e a comunicação do seu marketing. Por meio da segmentação, é possível encontrar as necessidades de cada cliente, dentro de uma determinada área de abrangência.

Se interessou e quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados a sua empresa? Confira nossa aula gratuita sobre Marketing e Vendas para Pequenas Empresas e fique mais perto do sucesso do seu negócio!