fbpx

MARKETING E VENDAS PARA PEQUENAS EMPRESAS

Módulo 1: Entendendo o que é Marketing.

// Como abrir um negócio que tenha sucesso e cresça? Como fazer sua empresa vender e faturar mais?

Nesta primeira aula do nosso curso, você vai entender o que é Marketing e como utilizá-lo no dia a dia da sua empresa. Se você já tem um negócio, sabe que para crescer e aumentar seus lucros precisa vender seu produto e encontrar clientes que paguem por ele. E se você está querendo iniciar um negócio, seu principal pensamento deve ser em vendas que gerem receita. Nos dois casos, o Marketing é fundamental.

A palavra Marketing vem do inglês e, curiosamente, não existe tradução dela para nenhuma outra língua. Em qualquer lugar do mundo, se fala marketing. Em inglês, Market quer dizer mercado e o sufixo ing indica ação contínua. Assim, marketing significa ação contínua sobre o mercado. E o que é mercado?

// Entendendo o que é mercado

Mercado é o conjunto de pessoas interessadas em pagar por produtos e serviços que elas precisam ou desejam. Esses produtos e serviços são muito variados e, no caso da sua empresa, o principal desafio é encontrar, entre essas pessoas, aquelas que querem pagar pelo produto que você oferece. Mas lembre-se: essas pessoas não irão espontaneamente até você. É você quem tem que encontrá-las e ir até elas. E não só uma, mas várias vezes, porque, para que o seu negócio prospere, é preciso um processo contínuo de atração de clientes.

Portanto, você precisa pensar e trabalhar diariamente as seguintes questões:

– Quem são os seus clientes?

– O que eles desejam ou precisam?

– Quanto eles estão dispostos a pagar pelo que você oferece?

– Como eles vão ficar sabendo sobre o que você oferece?

– Como eles vão receber seu produto/serviço e como vão pagar por ele?

//Palavra de especialista

Michel Gerber, considerado o melhor consultor de pequenas empresas dos Estados Unidos, diz que não existe empresa pequena, existe empresa que vai crescer ou que vai fechar. Empresa é como planta, se não crescer, ela morre e para crescer ela precisa de Marketing.

// Começando a praticar o Marketing

Agora que você começa a entender a importância do Marketing para seu negócio, é hora de começar a praticá-lo. Então, comece respondendo com sinceridade essas duas perguntas fundamentais:

– O que você gosta de fazer e sabe fazer bem?

– Quem precisa do que você gosta de fazer e sabe fazer bem?

Para responder a primeira pergunta, converse com você mesmo e descubra qual a sua vocação de trabalho. Saber o que se gosta de fazer e fazer bem é o início de um caminho bem sucedido, e uma reflexão sincera sobre isso pode fazer a diferença, já que o empreendedorismo exige dedicação, comprometimento e sacrifício. E quanto à segunda pergunta? Quem precisa do que você está disposto a oferecer? Você pode até imaginar quem possa ser seu cliente, mas só isso não basta. Você tem que saber. E para saber, precisa sair da zona de conforto e interagir com as pessoas.

// Construa uma proposta de valor para o seu negócio

Ao responder e combinar as respostas para as duas questões propostas – o que você gosta de fazer e sabe fazer bem e quem precisa do que você gosta de fazer e faz bem – você está construindo a proposta de valor do seu negócio, ou seja, o que você pode oferecer como um diferencial e que vai garantir a satisfação de quem comprar. Por exemplo, uma padaria pode dizer o seguinte: “Temos o pãozinho francês mais crocante da região”. A proposta de valor está na qualidade do pão, sempre fresquinho e crocante, que vai garantir a todos que apreciam esse produto a satisfação na hora da compra.

Se você está com seu negócio em funcionamento e ainda não teve a oportunidade de construir sua proposta de valor, não se preocupe. Aproveite este aprendizado para pensar sobre ela, defini-la e, até mesmo, escrevê-la. As empresas e os negócios são organismos vivos, estão sempre se adaptando e, por isso, a proposta de valor do seu negócio precisa ser revista periodicamente. Relembrando o que você já viu: Marketing é ação continuada no mercado!

// Os 4Ps do Marketing

Em sua ação prática, o Marketing possui uma base, uma espinha dorsal, uma referência fundamental, conhecida como os 4Ps. São eles:

– Produto

– Preço

– Praça

– Promoção

Produto – O primeiro movimento do marketing é a definição clara do que é o seu produto/serviço e para quem ele se destina. Todo produto tem um serviço associado a ele e todo serviço tem que ser transformado em um produto. No mercado moderno, tudo é produto e tudo é serviço.

Preço – Qualquer que seja a proposta de valor do seu negócio, existe um limite de quanto o seu cliente está disposto a pagar por ele. Para que seu negócio seja lucrativo, é necessário que o preço que o cliente aceite pagar cubra o custo para produzir e comercializar seu produto e ainda gere lucro para você.

Praça – É como você vai vender e distribuir seu produto. Como vai fazer seu produto chegar ao seu cliente. Para vender, você precisa saber onde vai vender, e por quais meios ou canais vai entregar o produto.

Promoção – É a propaganda e a divulgação do seu produto. Em geral, as pessoas confundem a promoção com o marketing. Na verdade, a promoção é apenas uma parte do marketing e você só deve fazer propaganda quando tiver bem definidos os outros Ps.

// Marketing é teoria e prática

Agora você entende melhor o que é Marketing e sabe que ele é um conceito para ser praticado no dia a dia. É muito importante você perceber que só faz Marketing quem se movimenta continuamente em direção aos seus clientes, atuais e potenciais, e interage com eles. E é nessa interação que você aprimora suas competências para produzir e entregar seu produto e satisfazer as necessidades e desejos de quem compra. Agindo assim, você cria e atualiza a proposta de valor do seu negócio.

Nesta aula, você aprendeu os conceitos de Marketing e mercado, a importância da sua prática e da criação de uma proposta de valor para o seu negócio. Viu ainda quais são os quatro fundamentos do Marketing, chamados de 4Ps. Nas próximas aulas, vamos aprofundar esse ensinamento, buscando sempre a melhor orientação em direção ao seu sucesso.

Até a próxima aula!

// Ouça agora um áudio de uma conversa entre dois alunos sobre o tema dessa aula. É uma ótima maneira de reforçar o seu aprendizado.