fbpx

GESTÃO DE PESSOAS PARA PEQUENAS EMPRESAS

Módulo 1: Construindo uma equipe extraordinária

Olá!

Vivemos num mercado de trabalho muito competitivo e sujeito a mudanças constantes. E o seu negócio está inserido nessa realidade. Nesta aula, você vai entender porque a sua empresa precisa buscar pessoas qualificadas, para atender às necessidades e objetivos da sua organização. E, para isso, levar em conta o perfil do cargo, do candidato e ficar atento ao mercado de trabalho são ações fundamentais. 

// É preciso atender às exigências do mercado de trabalho

O mercado cobra da sua empresa, diariamente, mais e melhores resultados, produtos de qualidade e com alto valor agregado, inovações, bom atendimento, respeito aos prazos e melhores preços. Tudo isso exige que você tenha uma equipe de trabalho motivada, profissional e que faça uma extraordinária diferença. A dinâmica do mercado de trabalho pede uma gestão cada vez mais eficiente e participativa. E quanto mais você conhecer essa dinâmica, melhor será a atuação da sua empresa, com mais competitividade e atendimento diferenciado.

// E o que é mercado de trabalho? O que ele tem a ver com o seu negócio e por que é preciso estar sempre bem informado sobre ele?

Michel Gerber, considerado o melhor consultor de pequenas empresas dos Estados Unidos, diz que não existe empresa pequena, existe empresa que vai crescer ou que vai fechar. Empresa é como planta, se não crescer, ela morre e para crescer ela precisa de Marketing.

Mercado de trabalho é a relação entre a oferta e a procura de trabalho Para você, que está investindo em uma empresa, uma carreira ou uma profissão, ficar atento ao mercado de trabalho é uma necessidade. Conhecer e observar as novas regras de trabalho, as relações de competição, as mudanças vindas com a globalização, só para citar algumas características, tudo isso ajuda a compreender a expressão “mercado de trabalho”. 

Não importa qual seja o seu negócio ou sua profissão, para se sobressair como empreendedor ou colaborador de uma organização, manter-se informado e atualizado é absolutamente necessário. Praticar networking, conhecer informática, aprender idiomas, ser dinâmico, estudar continuamente, ser flexível, trabalhar bem em equipe ser um líder participativo são algumas características que acompanham os empreendedores e profissionais bem-sucedidos.

// Tendências do mercado de trabalho

Uma reportagem publicada em 2016 na revista Exame apresenta as 6 tendências do mercado de trabalho para 2017. Uma consideração interessante da matéria é que “as oportunidades profissionais do próximo ano não serão ditadas apenas pela economia”.

 

 

 

M1_A1_FIGURA_01_txt

// O que é uma Descrição de Cargo

A Descrição de Cargo é o detalhamento das atribuições, responsabilidades, requisitos, competências, habilidades, relacionamentos envolvidos e o ambiente no qual o cargo se insere. 

Considerada como uma das etapas mais importantes das práticas de Gestão de Pessoas, a Descrição de Cargo possibilita à empresa verificar o perfil ideal do profissional que ocupa o cargo, estabelecer um plano de desenvolvimento, avaliar o desempenho e possibilitar uma política salarial. Ela serve como um guia para o colaborador desempenhar suas atividades com clareza.

Observe este modelo:

 

Fonte: www.crea-rs.org.br/site/pop/.../CARGOS%20NOVA-sem%20exp.2605.doc. (Adaptado para este curso)

A Descrição de Cargo é um processo dinâmico, já que acompanha todos os movimentos de mudanças na empresa. Cada cargo, bem como as atividades relacionadas a ele, tem uma descrição específica.

// Como fazer uma Descrição de Cargo na sua empresa

Tomando como base o modelo que foi descrito, observe que alguns itens são essenciais: 

Identificação: nome do cargo;

Missão ou Descrição sumária: explica o principal objetivo que o cargo deve atingir e qual a sua abrangência;

Atividades: são as atividades desempenhadas para se atingir o objetivo do cargo:

que faz? Como faz? Por que faz?;

Experiência: indica o tempo e/ou tipo de experiência;

Formação acadêmica: o grau de instrução mínimo e/ou desejável para se exercer a função;

Competências: as principais competências exigidas e/ou desejadas para o cargo; Treinamentos obrigatórios: treinamentos requeridos ou a serem efetivados.

 Treinamentos obrigatórios: treinamentos requeridos ou a serem efetivados.

// Na hora de criar a Descrição de Cargo para a sua empresa, preste atenção ainda nesses itens:

– Descreva o cargo, e não a pessoa que o ocupa;

– Comece as descrições de cargo pelos de gerência, por serem de conhecimento global, tornando menos difícil a descrição dos demais cargos;

– O conteúdo da descrição de cargo deve ser detalhado de modo bem objetivo, para ser compreendido e não gerar dúvidas;

– Evite usar termos técnicos, para tornar mais clara a descrição de cargo;

– A descrição deve relatar a realidade e não fazer julgamento do que é certo ou errado;

– Use os títulos de cargos mais conhecidos possíveis no mercado de trabalho, facilitando sua leitura e compreensão. Use de preferência nomes curtos, que descrevam bem a função executada e que sejam oficialmente reconhecidos;

– Assegure-se de que o cargo exige a escolaridade correspondente (por exemplo: Enfermeiro)

– Crie classificações ou famílias de cargos, quando os requisitos de um grupo de cargos variar (por exemplo: I, II e III; A, B e C; Meio Oficial, Oficial e Especializado; Júnior, Pleno e Sênior). Quando utilizar letras ou números, a letra A ou o número romano I devem corresponder ao menor cargo da família de cargos;

– Use os termos: Ajudante, Assistente, Auxiliar ouAnalista, quando o profissional ajuda ou auxilia na execução de uma tarefa.

// Resumo e atividade

Nesta aula, você conheceu os conceitos de mercado e trabalho e descrição de cargo, bem como a importância do seu conhecimento e utilização para uma boa gestão de pessoas. Com isso, você já tem informações importantes para atrair e selecionar pessoas competentes e extraordinárias para o seu negócio. Para encerrar, proponho que você escolha um cargo que exista na sua empresa e faça uma descrição desse cargo, de acordo com o que viu no conteúdo de nossa aula.

Estar atento ao mercado de trabalho é condição primordial para o crescimento da sua empresa. O caminho que diferencia as pequenas e médias empresas de sucesso é, sem dúvida, uma ação pontual, como a que acabamos de ver, sobre a descrição ou perfil de cargo.